Além dos trabalhos espirituais, a Vila Céu do Mapiá oferece passeios e atividades para que o visitante participe do cotidiano da comunidade, conhecendo os projetos e instituições.

COMUNIDADE FAZENDA SÃO SEBASTIÃO

As atrações começam antes de chegar na Vila. Na entrada do Igarapé Mapiá, você pode fazer uma parada na Comunidade Fazenda São Sebastião para visitar o Memorial Chico Corrente. Há possibilidade de almoço e pernoite, combinando previamente.

COMUNIDADE VILA CÉU DO MAPIÁ

JARDIM DA NATUREZA

O Jardim da Natureza – Escola de Artes e Saberes Florestais desenvolve atividades e estudos voltados às formas alternativas de educação e geração de renda. Oferece oficinas variadas de arte, produção de artesanato e de trocas de saberes locais para a comunidade e interessados. Informe-se com antecedência, visite o Jardim e participe das oficinas!

CENTRO MEDICINA DA FLORESTA

O Centro Medicina da Floresta – CMF, organização não governamental fundada na comunidade, é um centro de pesquisa, sistematização e difusão de conhecimentos tradicionais sobre as medicinas da floresta, com a finalidade de promover a saúde humana integral. Conheça o CMF, e seus produtos. Participe de vivências com os Florais da Amazônia, agendando previamente.

CENTRO DE CULTURA, ESPORTES E LAZER LUA BRANCA – CCEL

O CCEL Lua Branca é um espaço que promove a integração comunitária através de atividades culturais, como as da Academia de Capoeira Cipó de Ouro (aulas de capoeira, maculelê e puxada de rede), espetáculos teatrais, exposições de filmes e outros. Informe-se da programação! Participe das aulas de capoeira que acontecem regularmente!

FEIRA DE PRODUTORES

A Feira de Produtores da Vila Céu do Mapiá, que acontece quinzenalmente, incentiva a produção local de alimentos e promove soberania alimentar e autonomia financeira das famílias envolvidas. Além disso, a feira possibilita o encontro entre moradores e visitantes, e acesso à alimentação saudável, cultura e artesanato. Participe!

MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO

Neste passeio você irá conhecer uma Unidade de Manejo Florestal Sustentável Comunitário do Céu do Mapiá. Além de visitar o acampamento, acompanhar as atividades, andar pelas trilhas e almoçar com a equipe, o percurso (feito de moto ou de trator) possibilita um belo passeio pela Floresta.

CAIAQUE

Se você gosta de aventura e emoção, faça um passeio de caiaque pelas águas dos igarapés Mapiá e Repartição. Lindas paisagens e muita diversão.

CAMINHADA NA MATA

Trilha na mata com guia local, conhecedor da Floresta. Agende uma caminhada na mata com um grupo de amigos.

MUTIRÃO COMUNITÁRIO

Toda segunda feira, acontece na Vila o Mutirão. São várias frentes de trabalho, organizadas de acordo com as demandas comunitárias. Para participar, apresente-se segunda pela manhã na Associação de Moradores. Junte-se a uma frente de trabalho!

TELECENTRO, RÁDIO JAGUBE E BIBLIOTECA

O Telecentro Nova Ideia oferece acesso gratuito à internet para moradores e visitantes, é a sede da Rádio Jagube – criada em 1998 por Lúcio Mortimer – e da Biblioteca Comunitária Mário Rogério. Faça uma visita e coloque suas mensagens em dia! Colaborações, para a manutenção do espaço, são bem-vindas!

Menu