PLANO DIRETOR:  A elaboração participativa do Plano Diretor da Vila Céu do Mapiá é um passo importante e um marco necessário na atual fase da organização comunitária. Será um instrumento para definir acordos comunitários, uso do espaço, regularização fundiária, criação de regimento interno, dentre outros pontos. O projeto está em andamento, atualmente na fase de recadastramento dos moradores e de levantamento das ofertas e necessidades para a prestação de serviços para atender a visitação no ano de 2020. 

CAMPANHA ASSOCIATIVA:  A partir do recadastramento dos moradores serão emitidas carteiras de sócios, visando uma campanha de contribuição associativa, como forma de sustentação da administração comunitária.

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES:  Projeto que vem sendo desenvolvido para fortalecimento institucional e associativo. Além do recadastramento dos moradores e atualização dos acordos de convivência, prevê ainda o fortalecimento dos mutirões comunitários, planejamento estratégico, mais eficiência na atuação das gestorias e construção de uma nova sede.

COZINHA GERAL:   Fortalecer a organização e o funcionamento da Cozinha Geral, com foco na formação profissional, apoio à gestão cooperativa e geração de renda, destinação do lixo, saneamento ecológico e geração de energia sustentável, que são algumas das iniciativas em andamento.

INFRAESTRUTURA:  Várias atividades vêm acontecendo neste setor. A construção da nova sede da AMVCM, da sede do ICMBIO, da Casa de Justiça Comunitária, sede do Conselho Ético Disciplinar, do novo porto fluvial, caminhos, pontes, lixeiras, dentre outras.

CENTRO DE CULTURA, ESPORTE E LAZER LUA BRANCA:  Este movimento promove a integração de jovens através de atividades culturais como as da Academia de Capoeira Cipó de Ouro, espetáculos teatrais, exposições, exibição de filmes.  As atividades em andamento são a conclusão da sede do CCEL Lua Branca, o aprimoramento dos instrutores e aprendizes de capoeira e a promoção de eventos voltados para a integração e capacitação infanto-juvenil. 

Menu